segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O menino

Gosto de ver as coisas do meu jeito, entortá-las ao ponto de transformar a água em pinga doce. Gosto de dar nome às pedras que ficam à deriva, entregando-as ao prazer da existência viva. Gostaria também de colocar o mundo em uma gaveta do meu criado mudo, e usá-lo todas as vezes em que fosse aos bares, só para impressionar a menina de vestido amarelo, e depois colocá-lo de volta na gaveta, envolvendo-o na penumbra densa do quadrado. De que vale a verdade se nada diz sobre o que queremos ouvir, o que desejamos que seja? Hoje de manhã, um garotinho me parou na rua, pediu esmolas e eu neguei sem olhar direito para o seu rosto empoado e triste. Não porque o dinheiro me faltava, mas porque ele me veio num desses momentos apressados em que tudo a nossa volta não passa de sombras vertiginosas do mundo. “Não tenho agora”, eu disse, e saí em passos apressados, alongados pelo ímpeto competitivo de chegar primeiro. O alarido urbano estonteava a minha vaga lucidez e me sentei num banco próximo a uma cervejaria. Descansado depois de algumas horas, voltei, e o garoto não estava, sumiu em meio ao pranto coletivo do submundo, grito desesperado que ressoa em eco aos ouvidos mais atentos. Pensei que nunca mais o veria, nunca mais poderia corrigir o erro consequente de uma distração comum e tola. Fui embora meio triste, não tão triste como aquele que não teve o que pediu, nem de mim, nem de Deus – mas triste como um carneiro que é impedido de pensar sozinho, e que segue os outros, sem dizer palavra.

6 comentários:

  1. Ramirooo..que lindo seu blog! Não sabia q vc escrevia tão bem..está de Parabéns!

    Bjooo

    Mayara (do colegial..lembra?rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara...

    Muito obrigado pelo comentário. Quero que entre quando quiser... és muito bem vinda.

    Eu me lembro de você sim, sentávamos no cantinho da sala, lembra?

    Beijos e venha vizitar o blog.

    ResponderExcluir
  3. muito bom !

    abraço .

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Rodolfo.

    Um grande abraço pra você também.

    ResponderExcluir
  5. Pedro Camargo Sipionato13 de setembro de 2011 às 13:21

    Muito bom primo,
    A respeito do texto, será o individualismo um dos muitos males da sociedade moderna? creio que sim, infelizmente.
    Adorei o blog!
    Meus abraços Ramis

    ResponderExcluir
  6. Esta realmente excelente o blog
    e muito bom os textos que li até agora.
    Me sinto mesmo num espaço em que se manifesta "O Não Dito"

    ResponderExcluir